Uma equipe com seis agentes, liderada pelo comandante da Guarda Civil Municipal de Rio Preto, inspetor Wellington Aurélio, participou do IX Congresso Brasileiro de Guardas Civis Municipais e Segurança Pública – evento realizado em Vinhedo, entre os dias 19 e 21 de março.
Simultaneamente ao evento, foi realizado o Encontro Nacional das equipes de Patrulha Maria da Penha, que contou com representantes de Guardas Municipais de todo o país. “É importante a corporação se atualizar sobre o que há de mais recente na nossa atuação e também trocar experiências com profissionais de outras cidades, para trazer a Rio Preto aquilo que já foi experimentado com sucesso em outros lugares”, afirma Aurélio.
Dentre os assuntos tratados ao longo dos três dias estiveram:
• Mulheres vítimas de violência doméstica que conseguiram romper o vínculo com o agressor;• Saúde mental dos operadores dos órgãos de segurança pública;• Emprego de técnicas operacionais utilizando armamentos não letais;• Gerenciamento de crise em eventos críticos como uso de reféns, ataque em escolas, ataques em locais com grande concentração de pessoas.
Além do comandante, participaram do treinamento o subinspetor Neves – um dos coordenadores da Patrulha Maria da Penha –, o presidente da associação dos guardas, Márcio Martino, além dos agentes Natália, Leite, Fernando e Timóteo.