Cidades Rio Preto - SP
Profissionais da Educação participam de formação de leitura e escrita
Formadores atuarão em projeto que atende Programa Criança Alfabetizada, do Governo Federal
08/04/2024 22h05
Por: TOP RIO PRETO Fonte: Prefeitura de Rio Preto - SP

No último sábado, dia 6/4, aconteceu no Completo Swift de Educação e Cultura o 1º Encontro de Formação dos Formadores Municipais do curso Leitura e Escrita na Educação Infantil – LEEI, que foi oferecido pelos profissionais da Unesp de Bauru. Esta é uma das ações do Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada, programa do Governo Federal, que Rio Preto aderiu no início deste ano.

Nesta primeira fase estão sendo capacitados os formadores municipais, para que em seguida sejam repassados aos professores e gestores das séries foco do programa. De acordo com Leandra Justo Herrera, coordenadora de Políticas Públicas e responsável pelo Departamento de Ensino na rede municipal, estiveram presentes nesta formação, formadores dos núcleos de Rio Preto, Catanduva e José Bonifácio.

“A importância da formação que o curso de Leitura e escrita na educação traz para o trabalho dos professores na educação infantil fortalece o trabalho que realizamos durante a formação permanente. Tem como objetivo a qualidade no desenvolvimento do trabalho com a linguagem oral e escrita com os alunos da pré-escola”, finaliza Leandra Herrera, que também é articuladora do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada.

Sobre o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

Rio Preto aderiu ao programa do Governo Federal em janeiro, com a participação na 1ª Reunião de Formação, onde estiveram presentes a secretária de Educação Fabiana Zanquetta e a coordenadora de políticas Públicas Leandra Justo Herrera, na Diretoria Regional de Ensino.

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada acontece em regime de colaboração entre União, estados, Distrito Federal e municípios que, através de esforços conjuntos, tem como objetivo central assegurar que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2° ano do ensino fundamental.

O programa prevê ainda a recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização de 100% das crianças matriculadas no 3°, 4° e 5° ano afetadas pela pandemia.