O apagão cibernético causado por um problema com a empresa de segurança CrowdStrike gera impactos em empresas e serviços de vários países, incluindo o Brasil. Por aqui, empresas aéreas, bancos e hospitais tiveram impactos em suas operações. E em Rio Preto a situação tem sido monitorada. Muitos aplicativos de bancos estão fora do ar.
O vice-presidente da Associação dos Profissionais e Empresas de Tecnologia da Informação (Apeti), João Paulo Rodrigues, é diretor também da NewM Stefanini. “Nesta madrugada houve uma falha na atualização da ferramenta de segurança contra invasões da empresa Crowdstrike. Esta tecnologia é usada na base do sistema operacional Windows. Essa falha gerou um travamento famoso, chamado popularmente de “Tela Azul” em muitas máquinas corporativas com este SO.
A resolução deste problema, por enquanto, é muito traumática, pois é feita apenas localmente, acessando o ambiente de segurança maquina a maquina e excluindo arquivos corrompidos. Desta forma, equipamentos de bancos, companhias aéreas e grandes grupos foram severamente impactado. Por medidas de segurança, estas empresas suspenderam muitos serviços pois há sim o risco de exposição a ataques durante este período de crise”.
João Paulo conta que empresas de informática do mundo todo estão trabalhando em conjuntos com os afetados, enquanto a própria Microsoft está atuando. “Por enquanto, a melhor resolução é maquina a maquina, o que acaba tornando muito lento a processo.
Aqui em São José do Rio Preto, empresas de tecnologia da nossa região estão participando de salas de crise com clientes do mundo todo. Estimasse que mais de 1.5 mil voos foram cancelados ou atrasados no mundo. No Brasil, quatro grandes bancos foram afetados e milhares de pessoas tiveram seus voos atrasados. Há relatos também de que o sistema de pagamentos de cartão de crédito poderia estar com instabilidades, mas isso ainda precisa de confirmação”.
Fonte: Assessoria de Imprensa
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