A Secretaria da Mulher, Pessoa com Deficiência e Igualdade Racial de São José do Rio Preto lançou campanha para chamar a atenção em relação à violência contra a mulher. Foram confeccionados cartazes com mensagem e os contatos dos órgãos que integram a rede de enfrentamento à violência para serem colados em ônibus do transporte urbano, nos Centros de Referência de Assistência Social (CRASs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e delegacias da cidade. Vídeo com o mesmo conteúdo é veiculado nos totens do terminal e nas UBSs.
Nesta sexta-feira (8/3), Dia Internacional da Mulher, a equipe da secretaria fez ação no Terminal Urbano Professor Manoel Antunes. A mobilização teve colagem simbólica de cartazes, conscientização de usuários e passageiros do transporte urbano e conversas com mulheres.
“Viemos aqui no terminal para chamar a atenção da população em relação à violência contra a mulher. Todos os ônibus receberão esses cartazes com telefones dos Centros de Referência e Atendimento à Mulher, Delegacia de Defesa da Mulher, Disque-Denúncia e Patrulha Maria da Penha. A informação é uma aliada para quebrar o ciclo de violência”, afirma a secretária Maria Cristina de Godoi Augusto.
O objetivo é fazer com que a informação alcance os cerca de 90 mil usuários/dia do sistema de transporte urbano. "As mais de 80 linhas de ônibus de Rio Preto são utilizadas diariamente por milhares de pessoas, a maioria mulheres. Não tenho dúvidas de que essa divulgação massiva ajudará muito. Quando as secretarias trabalham em conjunto, o principal beneficiado é a população", afirma o secretário de Trânsito e Transporte, Amaury Hernandes.
O CRAM 1 fica na sede da Secretaria da Mulher, na rua Bernardino de Campos, 4075, na Vila Redentora, e pode ser acionado pelos telefones (17) 3222-2041 e (17) 99708-2041 (WhatsApp). Já o CRAM 2 está situado na rua Paulo de Faria, 3105, no Eldorado, e os telefones são: (17) 3363-4071 e (17) 99646-8909 (WhatsApp).
Dentro do mês da mulher, as equipes das UBSs vão trabalhar a temática nas salas de espera, em atividades específicas. Na UBS Eldorado, pacientes receberam mimos.
No dia 22 de março, sexta-feira, está prevista capacitação das equipes técnicas dos CRAMs e Casa Abrigo com promotora de Justiça Heloísa Gaspar Martins Tavares, titular da Vara de Violência Doméstica e Familiar de São José. A formação será às 14h, no auditório Juan Bérgua.