O Instituto Point Down e a clínica Reabrincante - Fisioterapia e Desenvolvimento Infantil realizam de 16 a 24 de março, no Riopreto Shopping, o projeto “Síndrome de Down/ T21 em foco”, em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down/ Trissomia do 21, data reconhecido pela ONU e celebrada em 21 de março, tendo como objetivo a conscientização, a quebra do estigma social a respeito da síndrome, e a estimulação à criação de políticas públicas de inclusão social.
No próximo sábado, dia 16 de março, às 9h, o evento será aberto com a palestra “Capacitista em desconstrução – Como transformar nossos preconceitos em oportunidades de inclusão?” com Alex Duarte, comunicador social, diretor do filme e do Instituto Cromossomo 21; palestrante na área de inclusão e autor de 5 livros. As inscrições são limitadas e gratuitas e podem ser feitas por meio do link na bio do @institutopointdown.
Alex foi o primeiro jovem a documentar a Missão de Paz da ONU no HAITI, premiado por esse trabalho no Festival de Cinema de Gramado. É Speaker TEDx, Escritor, trabalhou na Fundação Roberto Marinho e foi um dos representantes do Brasil na ONU pelo Dia Internacional da Síndrome de Down. Recebeu o título de cidadão brasileiro pela Academia De Letras de São Paulo. Seu filme Cromossomo 21 foi premiado em Hollywood e exibido nos cinemas do Brasil. Ele também foi professor pelo Ponto de Cultura ACI- Ação Cultural Integrada pelo Governo Federal e atualmente desenvolveu um método de empoderamento para pessoas com deficiência, no programa de Imersão Expedição 21, transformado em livro e documentário. Esse mesmo trabalho está se transformando em objeto de pesquisa pelo Centro de Estudos do Instituto de Psiquiatria do Hospital de Clínicas da USP.
No sábado também será aberta a exposição fotográfica “T21 sobre um novo olhar”, assinada pelo fotógrafo Johnny Torres, que traz retratos de pessoas com síndrome de Down desempenhando as mais diversas atividades, como esportes, artes e ofícios comuns, com o objetivo de mostrar que eles podem e devem levar uma vida comum. A mostra fica em cartaz até o dia 24 de março na Praça 4 de Eventos.