A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), realizou nesta quarta-feira, 20/3, a cerimônia de entrega da obra de ampliação do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Lealdade e Amizade "Angelo Augusto da Silva", localizado na rua Geraldo de Paiva Ferreira, 550 - Parque Residencial da Lealdade.
Executada pela Secretaria de Obras, por meio da LGR Construtora, com um investimento de pouco mais de 810 mil reais, a ampliação do CRAS acrescentou 206,67m² ao espaço, elevando a área total para 870,00m².
Durante a cerimônia, o prefeito Edinho Araújo destacou a importância do investimento no CRAS e falou sobre o homenageado. “É uma unidade fundamental para o atendimento das famílias, por isso, devemos investir e pensar sempre em melhorias. Não podemos nos esquecer também que esta cerimônia marca uma linda homenagem em memória de Angelo Augusto, que residiu neste local até seu falecimento, com apenas 18 anos de idade”.
As melhorias incluem a adição de dois sanitários com acessibilidade para cadeirantes, dois vestiários com três chuveiros e três vasos sanitários cada, um bebedouro com quatro torneiras, um espaço externo coberto destinado a atividades de convívio e um minicampo para práticas esportivas.
“Essa ampliação não apenas aumenta a capacidade de atendimento, mas também proporciona melhores condições para os usuários e trabalhadores. Além disso, foi uma manhã de muita emoção com a homenagem na presença dos familiares”, comentou a secretária de Assistência Socia, Helena Marangoni.
A cerimônia de inauguração, realizada no próprio CRAS, contou com a presença de autoridades, comunidade e familiares do homenageado, além dos trabalhadores da Política de Assistência Social do município.
O CRAS oferta o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Serviço de Proteção Social Básica no domicílio e o Núcleo do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos. As principais demandas incluem o acolhimento da família, acompanhamento em serviços socioeducativos e de convivência, encaminhamentos para a rede de proteção social, orientação e apoio na garantia dos seus direitos de cidadania e de convivência familiar e comunitária, além de realizar orientações sobre os benefícios assistenciais e inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.No mês de janeiro de 2024, a unidade registrou quase mil atendimentos às famílias do território.
Homenageado
A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, homenageia Angelo Augusto da Silva, atribuindo seu nome ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Lealdade e Amizade, conforme Lei nº 14.274 de 1 de dezembro de 2022.
Angelo Augusto da Silva, nascido em 13/11/1970, em São José do Rio Preto – SP, filho de Augusto da Silva e Maria Serantes da Silva, tinha cinco irmãos: Sueli Maria, Marli Maria, Mariana Maria, Maximiano e João Teodoro. Solteiro, motorista, era residente do sítio Bom Retiro, onde a sede foi aproveitada, em sua estrutura original, para acomodar o CRAS Lealdade e Amizade. Faleceu em 10/05/1989, aos 18 anos de idade.
“Relembrar os momentos com o Angelo neste lugar e saber que, agora, sua memória foi eternizada, traz conforto e alegria para a família. Angelo amava este lugar e construiu boas memórias aqui”, disse Mauro Gubolim, cunhado do homenageado.