Cerca de 130 crianças dos projetos Maquininha do Futuro, Mundo Novo, Vila Novaes e do CRAS São Deocleciano aprenderam mais sobre os elementos da cultura Hip Hop na tarde desta quarta-feira, 20/3, no Complexo Swift. A primeira parada da ação formativa da Trupe do Hip Hop marcou a abertura da Semana do Hip Hop de São José do Rio Preto – edição 2024 que vai ocupar a cidade com diversas apresentações dos seus quatro elementos - breaking, rap, DJ e graffiti - até o dia 24/3, próximo domingo. No mês do aniversário da cidade, o movimento traz uma programação com muita dança, música, artes visuais e informações sobre a Cultura Hip Hop, em vários locais, tudo gratuito.
A realização é da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com apoio institucional do Conselho Municipal de Políticas Culturais. Confira a programação completa abaixo, que também está disponível no portal da Prefeitura.
A programação teve início com a ação formativa da Trupe Hip Hop, composta por DJ Krausz, Emerson Bad, MC Robertinho e Will. A ação, que reúne os quatro elementos do Hip Hop, é direcionada a crianças e adolescentes de instituições e projetos sociais de Rio Preto. O objetivo é a difusão dessa cultura para que o público tenha contato com as artes de rua de forma lúdica, interativa e de fácil aprendizagem. Essa formativa também será levada a mais três instituições durante a Semana: CRAS Lealdade e Amizade, Associação Renascer Rio Preto e Associação de Reintegração Assistencial (ARA).Na noite desta quarta-feira, 20/3, às 20h, haverá ainda uma sessão do documentário Back Spin Crew 30 anos de Resistência, na sede do GTR (Grupo Teatral Rio-pretense) e no dia 21/3, às 19h30, na sede da Cia Apocalíptica, o workshop Desvendando Leis de Fomento, com Lawrence Garcia.[
Ponto alto da Semana do Hip Hop, a Noite do Rap irá agitar o Complexo Swift na noite do dia 22/03, sexta-feira, a partir das 20h . As apresentações consistem em demonstrar o protagonismo dos grupos de rap de Rio Preto, nas quais cada coletivo terá a oportunidade de apresentar seu som e sua performance. As batalhas de MCs destacam-se por suas habilidades líricas e por meio do improviso, buscando assim, com criatividade, inserir frases e palavras de impacto que combinam com toda a rima respondendo seu oponente. O público pode esperar pocket shows e batalhas com com Código de Rua, CDN Crew, DJ Dennon, MC Punk, MC Vascon, Anjos do Apocalipse e Alien World Team e apresentação de MC Ana Paula e MC Suspeito.
As atrações da Semana do Hip Hop seguem no sábado, 23/3, a partir das 9h, com uma ação artística coletiva, onde Pecks, Stan Bellini, Edson, Husk e Willinsano vão desenvolver um Grafitti no muro externo do Clube do Lago, que margeia o Lago I da Represa Municipal.Ainda na manhã de sábado, 22/3, na Praça Rui Barbosa, no Calçadão, às 10h, acontece a ação Cultura de Rua, com B.boys e B.girls e coordenação de Rafa e Emerson Bad. Trata-se de um encontro de breakers e dançarinos de rua em uma ação coletiva, trazendo a tradicional roda de breaking para os dias atuais e chamando o público para dançar junto.A partir das 15h do sábado, dia 22/3, a Semana do Hip Hop se concentra no Complexo Swift de Educação e Cultura, onde acontece a Mostra de Dança de Rua com os grupos: Bad´Crew, Hip Hop L&A, WSD Companhia de Dança, Welcome Street Dance, Clash Off Style, Urbanus Dance Crew, X-Style United, Skill Núcleo, Skills Yong Hang e Sauce. Na sequência, às 17h, haverá o workshop Locking, com Bruninho Paixão, e à noite, às 19h, bate papo sobre a Cultura Hip Hop, com juny kp!. Para encerrar o dia, às 20h30, Talk Show com Mister Fê e convidados.
O encerramento da Semana do Hip Hop será no dia 24/3, domingo, 13h, no Complexo Swift de Educação e Cultura (Mezanino – Cremin) com batalhas de Breaking 2vs2 com as duplas: Tchelo/Camilex Kaka/Tchula, Trunks/Sansão, Ice-G/Iron, 7-Monster/Ynor, Nyambertal/Pelé, Hulk/Tuli, Dydy/Nathana e de Open Style 33: com as duplas: Dilo/Doroc, Manolo/Kodja, Luketa/Galego, Hashira/Arbin, Will Nunes/Carlin,The, Soul/Soleil, LucasLeal/Tchula e Malik Gone/Drika.
A Semana do Hip Hop de São José do Rio Preto surgiu em 2006, originada do movimento dos artistas e entusiastas do movimento na cidade. Em 2024, o evento está em sua 12.ª edição que marca uma retomada com a Secretaria de Cultura que assumiu a realização do evento, com apoio institucional do Conselho Municipal de Políticas Culturais e colaboração dos artistas, coletivos e articuladores do Hip Hop na cidade.
Confira a programação completa Texto:Josy Mariano de Sá / Secretaria de Comunicação, com colaboração de GGone e Lu Pequim.