Durante todo o mês de abril, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) realizará uma série de rodas de conversa com a temática "Golpes da Internet". As palestras têm como objetivo orientar a comunidade sobre os cuidados necessários para evitar cair em golpes virtuais, além de fornecer informações sobre como identificar e proceder ao detectar atividades fraudulentas online.
As palestras serão ministradas nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e nos Centros de Convivência da Família, Juventude e Idoso. O público-alvo principal são os grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo das unidades, especialmente as pessoas idosas, mas a participação está aberta ao público em geral interessado no tema.
De acordo com a secretária de Assistência Social, Helena Marangoni, as pessoas idosas são frequentemente alvos preferenciais de golpes virtuais devido à sua potencial vulnerabilidade e falta de familiaridade com as complexidades da tecnologia atual.
“Com o avanço da inteligência artificial e a sofisticação dos métodos utilizados pelos golpistas, torna-se ainda mais urgente capacitar as pessoas idosas, assim como os demais grupos, com conhecimentos para reconhecer e evitar essas armadilhas”, finalizou a secretária.A advogada especialista em direito público, Lucineia dos Santos, do Departamento de Proteção Social Básica da Semas, será a responsável por ministrar o tema. "Socializar experiências sobre crimes na internet é uma maneira poderosa de informar, educar, capacitar e mobilizar as pessoas para enfrentar os desafios da segurança cibernética, além de promover um ambiente online mais seguro e confiável para todos".
Os participantes terão a oportunidade de aprender sobre as principais estratégias em golpes virtuais, técnicas de identificação de atividades fraudulentas e medidas preventivas para proteger suas informações pessoais e financeiras online, visando a segurança virtual e, principalmente, a preservação de dados pessoais.
O primeiro encontro foi realizado nesta segunda-feira, 1/4, com os grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do CRAS Novo Mundo, no espaço do Centro Comunitário Asa Delta. Participaram da roda de conversa cerca de 50 pessoas.
“Esse momento foi muito importante para que possamos ver o perigo das armadilhas nas redes sociais. Um tema voltado para os jovens também, mas principalmente para o idoso que é presa fácil nesse meio virtual”, comentou a comerciante aposentada e frequentadora dos grupos de convivência, Ivani Belline.
Mín. 22° Máx. 29°
Mín. 20° Máx. 28°
ChuvaMín. 18° Máx. 28°
Chuvas esparsas