Quarta, 12 de Junho de 2024 23:10
62 99885-9898
Anúncio
Cultura Vivências

Circuito de brincadeiras é atração neste de fim de semana na Cidade das Crianças

As atividades lúdicas foram inspiradas na cultura dos povos indígenas

23/04/2024 03h40
Por: Harley Pacola Fonte: Assessoria de Imprensa
Circuito de brincadeiras é atração neste de fim de semana na Cidade das Crianças

Evento que tem como proposta a valorização de formas tradicionais de brincar, o Akauã – Cantos e encantos em movimento entra na sua reta final com duas vivências na Cidade da Criança, em São José do Rio Preto, neste sábado e domingo, dias 27 e 28 de abril. A entrada é de graça.

 

Realizado pela Coletiva Educar Ancestral, Akauã se constitui em um espaço de brincadeiras tradicionais baseadas na cultura dos povos originários, promovendo a arte e o contato com a natureza para crianças, jovens e adultos. 

 

Segundo as educadoras Neny Luá e Gizele Juá, fundadoras da coletiva, o nome do evento faz referência a um pequeno gavião comum na região do nordeste, o Akauã, que simboliza os pertencimentos étnicos-culturais indígenas das educadoras do Educar Ancestral. “Trabalhamos com a possibilidade de experimentar o brincar de forma intuitiva e autônoma, em que as crianças são incentivadas a experimentar diferentes estações de brincadeiras tradicionais”, explicam.

 

O circuito de brincadeiras do Akauã envolve sete estações:

 

1- Erá (casa): estimula a imaginação por meio do ato de cozinhar, com elementos como cuias de coco, folhas, flores, milho, mandioca em diferentes estados, bucha vegetal e bacia de alumínio com água.

 

2- Tatus, tatos e texturas: estimula a imaginação por meio da manipulação da argila, usada pelos povos indígenas para a confecção de objetos variados.

 

3- Arte natural: o exercício do desenho livre em interação com a natureza, envolvendo tinta guache, pinceis, pigmentos de diferentes vegetais, entre outros elementos.

 

4- Oficina de fanzine: incentiva a construção de um livreto de histórias inspirado no tema “mãe natureza”.

 

5- Tempo de histórias: desenvolve o contato com a leitura, principalmente de histórias indígenas escritas por autores indígenas.

 

6- Jogos e atividades tradicionais: envolve uma série de brincadeiras tradicionais que trabalham valores e tradições dos povos indígenas.

 

7- Sons ancestrais: experimentação em torno dos sons de diferentes instrumentos de origem indígena, como agogô, ocarina, tambor, caxixi, maracá e chocalho de olho de boi.

 

A série de vivências do Akauã – Cantos e encantos em movimento foi viabilizada pelo fomento da Lei Paulo Gustavo, por meio Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto, Ministério da Cultura e Governo Federal.

Serviço:

Akauã – Cantos e encantos em movimento 

 

Dias 27 e 28/4 (sábado e domingo)

Parque Cidade da Criança

Rua Daniel Antônio de Freitas, s/n / (Distrito Industrial)

 

Serviço

Akauã – Cantos e encantos em movimento

Informações no Instagram @educar.ancestral

 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.