Quarta, 12 de Junho de 2024 23:01
62 99885-9898
Anúncio
Cultura Artes Cênicas

Senac Rio Preto realiza a Mostra de Artes Cênicas com performances, oficinas e espetáculos teatrais gratuitos

Edição terá o 1º Simpósio de Produção Cultural de Rio Preto para falar de marketing cultural; evento é destinado a entusiastas e aspirantes ao teatro.

07/06/2024 12h55
Por: Harley Pacola Fonte: Assessoria de Imprensa
Divulgação
Divulgação

De 13 de junho a 3 de julho, São José do Rio Preto recebe a 17ª Mostra Senac de Artes Cênicas, evento gratuito que promove uma imersão à atmosfera artística, através de montagens, experimentações, performances e espetáculos teatrais. Ainda nesta edição, o Senac São José do Rio Preto vai reunir as classes artística e empresarial em torno do 1º Simpósio de Produção Cultural de Rio Preto, que tem o objetivo de discutir os diferenciais do marketing cultural na manutenção de uma marca.


A programação conta com atividades produzidas pelos alunos do Senac São José do Rio Preto, principalmente do curso Técnico em Teatro, como no caso dos dois espetáculos teatrais: “A gente tem fome de quê?” e “Melhor de três”, ambas com apresentações no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto. O público também terá a oportunidade de conhecer mais sobre técnicas de encenação e outras descobertas que permeiam o universo da interpretação.


“O objetivo da mostra é apresentar e aproximar as pessoas das atividades ligadas às artes em geral, demonstrando as muitas possibilidades de trabalho que a profissão artística oferece. Para quem sonha em seguir carreira nessa área, o evento será um rico aprendizado e, para o público em geral, um bom divertimento”, ressalta Murillo Michel, gerente do Senac São José do Rio Preto.


1º Simpósio de Produção Cultural de Rio Preto


O 1º Simpósio de Produção Cultural de São José do Rio Preto é uma realização de alunos do curso de Produtor Cultural do Senac em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura. O evento faz parte do Projeto Integrador da primeira turma do curso, que termina no próximo mês.
 

A partir da observação e análise do setor cultural de São José do Rio Preto e região, os alunos propuseram um evento que reunisse produtores, fazedores de arte e classe empresarial para discussão e reflexão em torno de temas considerados importantes para o desenvolvimento da economia criativa local, entre eles o marketing cultural, a democratização do acesso à cultura e a realidade da produção cultural regional.


Aberto à comunidade, o encontro apresenta atividades que buscam potencializar o diálogo entre arte, cultura e empresas. Mecanismos (leis e editais de fomento) serão explicados à comunidade empresarial para que possa oportunizar sua marca associada a um projeto cultural, como o uso do ProAC ICMS e a Lei Rouanet. Ambos promovem incentivos fiscais beneficiando tanto a empresa que patrocina uma iniciativa do meio, quanto o artista que recebe o apoio. “Estes mecanismos precisam ser mais difundidos para que as empresas incluam arte e cultura em suas estratégias de marketing”, diz Harlen Félix, docente do curso de Produtor Cultural do Senac São José do Rio Preto.

Para encerrar o evento, uma roda de conversa com produtores e artistas da cidade vai refletir sobre as potencialidades e necessidades do setor, que pode ser um grande aliado do turismo, por exemplo.
Confira a programação completa:


17ª Mostra Senac de Artes Cênicas


Espetáculo Teatral - A gente tem fome de quê?
Data: 13 e 14/06     
Horário: 20h às 21h30
Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto
Sinopse: Inspirado na obra de Bertold Brecht, a trama se desenrola dentro de uma empresa de telemarketing em que, após um incidente envolvendo uma funcionária, a empresa se vê forçada a fazer cortes drásticos e aumentar a produtividade. A peça, que mistura comédia ácida e crítica social, acompanha o dia a dia dos novos e antigos funcionários enquanto eles lidam com as pressões absurdas e as condições precárias de trabalho.


Chorando Cebolas          
Data: 18/06
Horário: 10h, 15h e 21h
Local: Hall do Auditório do Senac São José do Rio Preto
Sinopse: "Chorar cebolas" é uma expressão usada para a ação compulsória de chorar, onde o choro é dissociado do drama real e existe enquanto reação química. Não há culpados - apenas cebolas. Quais cascas precisamos despir para encontrar o cerne das questões?"
 

Longos Anos
Data: 20/6
Horário: 20h às 21h
Local: Auditório do Senac São José do Rio Preto
Sinopse: A história gira em torno de um reencontro emocionante de duas irmãs, que foram afastadas pelos rumos incertos do destino.
 


Oficina de Figurinos: o guarda-roupa da cena
Data: 22/6
Horário: 9h às 13h
Local: sala B11 (Senac São José do Rio Preto)
Sinopse: O guarda-roupa da cena é uma investigação conceitual de figurinos, que visa estabelecer a sintonia entre o figurino e a dramaturgia cênica.  
 

Espetáculo Teatral - Memórias de Machadinho
Data: 25/6    
Horário: 20h às 21h
Local: Teatro Nelson Castro
Sinopse: Memórias de Machadinho é uma livre inspiração sobre a infância do escritor brasileiro Machado de Assis. O enredo se passa em um museu onde o público é recepcionado pelo Dr. Simão Bacamarte, médico e acompanhante do escritor. O texto propõe um divertido encontro entre Machado de Assis e seu personagem de O Alienista.
 

Uma praiazinha de areia bem clara, ali, na beira da sanga
Data: 27/6    
Horário:15h
Local: Palco do Hall da Biblioteca (Senac São José do Rio Preto)
Sinopse: No seu pequeno quarto de pensão na capital paulista, um jovem tenta escrever uma carta para o amigo de infância que não vê há sete anos. A escrita dessa carta traz à tona uma série de memórias, relevando um trágico acontecimento que foi definitivo para a separação desses dois amigos.                                                                            Performance de Hárlen Felix - Livremente inspirada em contos de Caio Fernando Abreu
 

Oficina de Clown
Data: 29/6    
Horário:9h às 13h 
Local: Sala B11 (Senac São José do Rio Preto)
Descrição: O Palhaço como ferramenta criativa e expressiva na cena teatral. Através de jogos teatrais, exercícios de improvisação e interpretação, a oficina pretende colocar seus participantes em contato com a linguagem clownesca, investigando a figura do palhaço desde sua descoberta individual, seu desenvolvimento, sua lógica, seus desdobramentos e a manutenção de seu estado de vulnerabilidade no seu caminho lúdico e lírico.

 
Espetáculo Teatral - Melhor de três            
Data: 2 e 3/7
Horário: 20h às 21h30     
Local: Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto
Sinopse: Em cena, atores de uma companhia questionam: o que pode acontecer com uma trupe falida e em apuros? Um grande equívoco pode ser a solução para este grupo que se via totalmente sem rumo, mas que agora vê uma luz surgir em meio a tantos fracassos. A partir de três apresentações inspiradas nas obras de Molière, eles tentarão reverter a sua situação em um pequeno vilarejo.

 

1º Simpósio de Produção Cultural de Rio Preto    
Data: 27/6
Local: Auditório do Senac São José do Rio Preto

 
Mesa-redonda – Marketing cultural: a arte de criar vantagens para o negócio
Horário: das 19h às 21h30
Descrição: Com a participação de representantes de instituições como a Prefeitura e a Acirp (Associação Comercial e Empresarial de Rio Preto) e de empresas que apoiam projetos culturais, o encontro busca destacar os diferenciais do marketing cultural nas estratégias dos mais diferentes tipos de negócio, esclarecendo empresários sobre os principais mecanismos de fomento para as artes e a cultura.
 
Intervalo: 20h45 

Painel – Olhares estratégicos para a cultura rio-pretense
Horário: das 21h às 22h45
Local: Auditório do Senac
Descrição: Com a participação de produtores culturais e artistas que atuam em São José do Rio Preto e região, o encontro busca proporcionar um espaço para reflexão sobre o setor cultural, de modo a identificar competências e desafios que ainda precisam ser enfrentados para o seu desenvolvimento.


Serviço:


Senac São José do Rio Preto
Mostra Senac de Artes Cênicas
Data: 13 de junho a 3 de julho
Endereço: Rua Jorge Tibiriçá, 3.518 - Santa Cruz - São José do Rio Preto/SP
Informações: https://www.sp.senac.br/senac-sao-jose-do-rio-preto 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.