Segunda, 22 de Julho de 2024 12:05
62 99885-9898
Anúncio
Saúde Solidariedade

Número de doações no Hemocentro de Rio Preto despenca no inverno

Além da frente fria, a proximidade do feriado prolongado de 9 julho também é motivo de preocupação para o Hemocentro.

03/07/2024 17h40 Atualizada há 3 semanas
Por: Harley Pacola Fonte: Assessoria de Imprensa
Divulgação
Divulgação

*[Sugestão de pauta]*

A chegada do frio no Noroeste Paulista preocupa o Hemocentro Rio Preto. O movimento na unidade caiu 37% nesta semana. A proximidade do feriado prolongado, no dia 9 de julho, preocupa.

“Nas segundas e terças-feiras costumávamos receber em média 70 doadores por dia, porém, com a chegada da frente fria caiu para 40 doadores. Isso é motivo de muita preocupação, pois, na semana que vem teremos um feriado prolongado que pode aumentar o movimento nas rodovias e, consequentemente, o número de acidentes. Com isso, aumenta também o uso de sangue nos hospitais”, explica o coordenador de captação de doadores do Hemocentro Rio Preto, Guilherme Vila Real. 

As situações dos estoques dos tipos O-, A+ e O+, são os mais preocupantes no momento. “Por ser considerado o tipo universal, o O- é o mais usado nas urgências e emergências em vítimas de acidentes de trânsito. Já os da tipagem positiva, por serem mais comuns entre a população, também têm grande demanda. Por isso, precisamos urgente aumentar o número de doações, para que a gente consiga atender as demandas nos próximos dias”, ressalta Guilherme.

O estoque o tipo O- está 60% abaixo do ideal. “Precisaríamos de pelo menos 100 bolsas em estoque, mas, até quarta-feira, 3 de julho, estamos apenas com 38 bolsas deste tipo sanguíneo”, ressalta Guilherme.

Atualmente o Hemocentro Rio Preto e o Hemonúcleo Catanduva são responsáveis por atender 40 instituições de saúde em todo o Noroeste Paulista. Por isso, a orientação é que, antes de viajar, os doadores compareceram e doem sangue. “Sangue não se fabrica, não se compra, não se vende, sangue a gente doa. Nos ajudem a salvar vidas”, reforça Guilherme.

Faça sua doação


O Hemocentro Rio Preto funcionará normalmente, inclusive no sábado, domingo e também no feriado de 9 de julho, sempre das 7h às 13h. Para agendar sua doação entre em contato pelo WhatsApp, (17) 99623-9985.
 
*Hemocentro Rio Preto*
Fica localizado na avenida Jamil Feres Kfouri, 80 - Jardim Panorama (atrás do Hospital de Base).
 
*Hemonúcleo Catanduva*
Rua 13 de Maio, 974 – Centro
Funcionamento de quarta a domingo, das 7h às 13h.
Contato: (17) 3522-7722.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.