O Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto de Rio Preto (Semae) lançou, nesta segunda-feira (11/3), um canal próprio de ouvidoria. O objetivo, por meio desse novo canal de comunicação, é aprimorar a gestão pública e os serviços oferecidos pela autarquia, sendo uma ferramenta de governança e de democracia participativa. Agora, o usuário poderá enviar manifestações diretamente à autarquia.
O superintendente do Semae, Nicanor Batista Jr., ressaltou que a implementação da ouvidoria reforça compromisso do Semae com a transparência. “A ouvidoria desempenha um papel fundamental para que os usuários tenham acesso a informações sobre o funcionamento e a qualidade dos serviços prestados. Ao registrar as manifestações, possibilita que a autarquia tome medidas corretivas e execute melhorias para atender as demandas dos usuários. A ouvidoria também proporciona um espaço para que os cidadãos expressem suas opiniões e sejam ouvidos pelo Semae, fortalecendo a participação democrática na prestação dos serviços feitos pela autarquia.”
A ouvidoria do Semae é responsável por acolher e receber manifestações de usuários de serviços públicos, como reclamações, sugestões, solicitações de providências e elogios, bem como receber denúncias relacionadas a supostas irregularidades cometidas por agentes. O usuário pode usar esse novo canal de interação, acessando o site do Semae ( https://semae.riopreto.sp.gov.br/ ).
Ao clicar na aba “Ouvidoria”, localizada na página inicial, o usuário é direcionado para registrar sua manifestação por meio de um formulário a ser preenchido. Todas as manifestações serão registradas, sejam as que forem protocoladas diretamente pelo cidadão no site ou aquelas que entrarem por meio do atendimento virtual, call center ou presencial. O prazo de resposta das manifestações ao usuário, mediante justificativa expressa, é de 30 dias
A ouvidora do Semae, Roberta Grespan, explicou que as ouvidorias públicas são instâncias de participação e controle social essenciais à democracia, uma vez que são responsáveis por interagir com os usuários dos serviços públicos. “Essa participação ocorre de forma diferente do atendimento ao público; enquanto esse busca solucionar as demandas primárias dos usuários, a ouvidoria trabalha para dirimir questões posteriores a este atendimento, atuando como última instância administrativa.”
Além da Ouvidoria, o Semae oferece à população de Rio Preto, como canais de atendimento e comunicação, o call center, atendimento virtual, atendimento comunitário e postos de atendimento presenciais no Poupatempo e na Prefeitura Regional Norte.
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