Os 172 anos de fundação da cidade de São José do Rio Preto, comemorados na próxima terça-feira, dia 19 de março, servem de fonte de inspiração para a realização de atividades pedagógicas em diversas escolas da rede municipal de ensino.
E dentro dessas atividades, chamou a atenção a que está sendo realizada na escola municipal Paul Percy Harris, do Parque da Cidadania. Cerca de 550 alunos resolveram fazer um mapa afetivo do município, uma forma singela de abraçar a cidade que acolhe tanta gente.
“Acreditamos que uma cidade somente com construções, ruas, sem pessoas, sem as emoções que permeiam as relações, sem vínculos, sem afetos não é nada. É preciso fazer do município o nosso lugar. Por isso, durante os dias que antecederam o dia do aniversário de Rio Preto, as turmas desenvolveram a proposta da construção de um ‘Mapa Afetivo’, onde a ideia era desautomatizar o olhar para a cidade e, durante a sequência didática, revelar potenciais em cada território”, explica coordenadora pedagógica Fabiana do Carmo Boare Veschi.
Diante da proposta, os alunos compartilharam as suas experiências, suas vivências, que acabaram revelando para professores e colegas uma outra cidade, que vai além dos pontos turísticos, acolhendo cada território sem julgamentos, sem preconceitos, com as histórias e pessoas que pertencem àquele lugar.
“Durante o desenvolvimento da proposta, as crianças marcaram no ‘Mapa Afetivo’ desde lugares comuns como a casa da avó, como também shopping, parques, hospitais e até a rodoviária. Importante ressaltar que cada lugar desses, apontados pelas crianças, tinha uma história de vida e muito significado, sendo cada fala compartilhada, validada durante o desenvolvimento da propositura”, diz a coordenadora Fabiana Veschi.
Na escola municipal Manoel Antunes as professoras trabalham o aniversário da cidade por meio de imagens dos pontos turísticos e prédios históricos, o brasão, fotos antigas e informações sobre Rio Preto. Segundo Aline Garcia, coordenadora pedagógica, foi feito um painel com fotos das crianças nos pontos turísticos e prédios importantes do município que ficará exposto na área externa, na entrada da escola, para que as famílias e comunidade possam apreciar.
Os alunos do 3º ano da escola municipal Prof. Dr. Halim Atique estão imersos no projeto "O que os nomes dos logradouros e dos patrimônios públicos dizem sobre as nossas cidades?”. O objetivo é promover discussões enriquecedoras que visam o desenvolvimento cultural, social, cognitivo e emocional dos alunos ao explorar a relação entre os nomes de locais públicos e a identidade de nossa cidade, Estado e País.
Sob a orientação dos professores Mariela Barbosa, Jéssica Rosa, Marina Ferreira, Tatiane Cortesani e Thiago Fratantonio, e com o apoio da diretora Vanessa Vollet e da coordenadora pedagógica Juliana Homsi, os estudantes também têm a tarefa de identificar registros históricos de Rio Preto, como nomes de ruas e edifícios, além de reconhecer as contribuições culturais e econômicas de diferentes grupos sociais.
Como parte das atividades pedagógicas previstas, os alunos irão interpretar imagens em representações cartográficas, descrever trajetos e movimentações no espaço, culminando na criação de um álbum de figurinhas que retrate o município. “Este projeto exemplifica o comprometimento da nossa instituição com uma educação enriquecedora e significativa para o desenvolvimento integral de nossos alunos”, informa a coordenadora Juliana Homsi, da escola Halim Atique.
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