Quarta, 12 de Junho de 2024 22:56
62 99885-9898
Anúncio
Saúde Banco de sangue

Estoque de sangue do Hemocentro de Rio Preto está em estado critico

Com o período do inverno, número de doações caem drasticamente.m

16/05/2024 14h06
Por: Harley Pacola
Harley Pacola
Harley Pacola

O Hemocentro de Rio Preto está precisando urgente da sua doação e de seu gesto de solidariedade ao próximo. O estoque dos tipos O+, B+, O-, A-, B- e AB- estão em situação crítica. O estoque de todos os tipos sanguíneos estão baixos.

Para reverter o cenário, direção do Hemocentro pede para que os doadores procurem a unidade o quanto antes e façam suas doações.

O banco de sangue reforçou o pedido nas redes sociais, envio de mensagens por SMS, para que os doadores compareçam e façam sua doação. O Hemocentro é responsável pelo abastecimento de 39 instituições de Rio Preto e região. Uma bolsa de sangue de 450 ml é capaz de salvar quatro vidas.

Para manter o estoque, o ideal seriam 100 doações diárias, mas na última semana a média foi de 50 doadores.

Jaqueline Antunes Regatieri Baptista Siqueira, de 42 anos, representante comercial, mora em Rio Preto. Essa é a segunda vez que doa. “A sensação é de gratidão em poder ajudar o próximo, um ato de cidadania”, destaca.

O representante comercial Thiago Luiz Felicio, de 38 anos, morador de Mirassol, é doador desde os 18 anos. “É muito importante doar, às vezes a gente fica muito tempo sem vir, mas precisamos ter um rotina de ajudar quem mais precisa”, afirma.

“O nosso apelo é tanto para quem já é doador de sangue, como para aqueles que nunca doaram. É um gesto simples, que dura menos de uma hora entre a triagem e a coleta, e que pode salvar até quatro vidas”, ressalta Guilherme Vila Real, coordenador de comunicação do Setor de Captação do Hemocentro de Rio Preto.

Para fazer uma doação de sangue, é necessário estar saudável, ter peso acima de 50 quilos, apresentar documento oficial com foto e idade entre 16 e 69 anos – antes de completar 18 anos é necessária autorização dos pais ou responsáveis.

Para quem tem acima de 60 anos, é necessário já ter realizado uma doação anteriormente. Quem tomou a vacina da febre amarela ou sarampo deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. Já para vacina contra gripe, o prazo é de 48 horas.

Nas redes sociais, o Hemocentro pede para que os doadores procurem o banco de sangue também durante a semana.

Doação de plaquetas

Para ser doador de plaquetas de preferência deve ser do sexo masculino, ter idade entre 18 e 55 anos, pesar entre 65 e 70kg. A doação de plaquetas pode ser realizada a cada 15 dias e o tempo de duração varia entre 1 hora e uma hora e meia. “Se você já doou sangue nos últimos 12 meses e atende a esses requisitos, basta procurar a recepção do Hemocentro”, reforça Guilherme.

Estacionamento

Recentemente, a direção do Hospital de Base, autorizou os doadores a estacionarem seu veículos dentro do espaço da HB e do HCM sem a necessidade de pagar taxa de permanência. Ao final da doação, basta retirar na recepção e apresentar o comprovante no estacionamento.

Onde doar

O Hemocentro de Rio Preto funciona todos os dias das 7h às 13h e está localizado na Avenida Jamil Feres Kfouri, 80, Jardim Panorama, atrás do Hospital de Base. Mais informações pelo telefone (17) 3201-5151 ou pelo whatsApp (17) 99623-9985.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.